sábado, 7 de março de 2009

Os descendentes de Pedro - II

Como já escrevi neste blog, Pedro Chiquetto veio casado com Regina Piovesan e também vieram dois filhos do casal: Ângelo e Valentim. Em Entremontes, perto de Pedreira (SP), nasceram os demais: Jacob, Santo, Antonio, Constante e Augusto.
Consta nos registros da Curia de Amparo que Pedro Cecchetto e Regina Piovesan batizaram seu filho Giácomo no dia 18/09/1893, o que me leva a crer que o Jacob era Giácomo para a família.
Jacob casou-se com Esperança e tiveram um filho, Oswaldo. Sobre ele, Fátima relata neste blog:
Este Oswaldo – filho de Jacob - já faleceu há alguns anos, e senti muito porque o conheci desde quando eu era criança, já que nas férias sempre íamos passar alguns dias no sítio do meu tio Oswaldo em Entremontes (aquele sítio cujo terreno situa-se exatamente no mesmo local aonde a Família de Constante Chiquetto, vinda da Itália, construiu o sobrado por volta de 1895). O sítio do Oswaldo, filho do Jacob, era encostado ao do meu tio, e bem maior, então na verdade tínhamos um espaço muito grande para passear e brincar! Lembro também que eu gostava muito de ouvir as serestas que ele tocava, na época, com seus amigos – ele tocava sanfona (ou melhor, acordeom). E, quando assisto ao programa do Rolando Boldrin na TV Cultura, parece que estou vendo o Oswaldo contando aquelas histórias... ele tinha o mesmo jeito gostoso de conversar e contar “causos” interessantes... E se não fosse pelo Oswaldo, provavelmente não saberíamos nada sobre a história de nossa família. Sua filha Paula era nossa companheira de brincadeiras pelos sítios afora; hoje ela é enfermeira, e trabalha na região (não me lembro se está trabalhando em Amparo, Pedreira ou Jaguariúna).

O filho Valentim casou-se com Helena, tiveram os filhos Ulisses e Artur. O primeiro casou-se com Carolina e seus filhos: Therezinha e Zezinho. Artur casou-se com Catarina e tiveram Heleninha.



Foto de Valentim com Helena e os filhos Ulisses e Artur

Quanto ao filho Augusto, temos dúvida se também era filho de Regina ou da segunda esposa, Carlota. Regina Piovesan morreu por volta de 1900.
Em relação ao filhos Santo e Constante, até o presente momento, não temos outras informações a acrescentar àquelas da árvore.




Foto de Constante com a esposa Albina e os filhos Regina, Antonio e Amália, tirada em Tabapuan em 31/01/1926

6 comentários:

  1. FATIMA, ESSA PESQUISA QUE VOCÊ ESTÁ REALIZANDO É MARAVILHOSA !
    QUANDO A GENTE LÊ, PARECE QUE VOLTAMOS NO TEMPO...
    BJUS PAULA.

    ResponderExcluir
  2. Pois é Paula, estou percebendo que sou saudosista demais...
    Estas fotos do Valentim e do Constante, e aquelas antigas do Vô Antonio e da fazenda Jaguari, que estão no meu orkut, eu achei junto às fotos da Vó Rosa,da Tia Lourdes e da Tia Regina, já que tudo acabou ficando aqui em casa...arte da mãe, que guardou tudinho!
    Bj,
    Fátima.

    ResponderExcluir
  3. Sou bisneta de Carolina e Ulisses. Eles tiveram 2 filhos: Theresa e Jose Geraldo. Theresa teve Lucia Helena e Antonio Carlos . Jose Geraldo teve Katia Cristina e Jose Ricardo. Lucia Helena teve Patricia e Maria Angelica.

    ResponderExcluir
  4. Minha avó Theresa tem esta foto em casa.

    ResponderExcluir
  5. Oi Rosa, você sabe quem são os filhos do Antônio? Pelo que eu descobri meu bisavô se chamava Constante e minha bisavó Albina, meu vó se chamava Antonio Chiqueto que era casado com Elisa Rodrigues da silva Chiqueto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernando sou Elisabete chiqueto Gostaria de falar com vc sobre nossos avós

      Excluir