quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

O começo de vida no Brasil

Transcrevo anotações feitas em 1991 por Oswaldo Chiquetto Rizzo, bisneto de Constante (ou Costante):
"Contavam que o nome da família era Bonetto. Deram uma festa dispendiosa na Itália, então os vizinhos diziam que haviam aberto "El cecchetto" = um cofre em que se guardava o dinheiro, e passaram a ser chamados de Cecchetto. No Brasil passou para Chiquetto.
Constante Chiquetto e seus filhos chegaram a São Paulo em 1886, procedentes de Treviso, Itália (embarcaram em Porto Groaro). Da imigração, vieram para a Fazenda Recreio, hoje pertencente ao Beira. O proprietário chamava-se Siqueira, carrasco para os escravos. Foram recebidos na senzala. Serviram angú em um cocho e que devia ser comido com as mãos. Silvestre (um dos filhos de Constante) pegou um punhado de comida, atirou no teto e ninguém comeu. No dia seguinte, foram para a fazenda Azurem. Andaram trabalhando pelas fazendas da vizinhança (de Pedreira/SP).
Por volta de 1895, construíram um sobrado em Entremontes, que atualmente é bairro de Pedreira, mas antigamente pertencia a Amparo. O sobrado ficava no terreno onde hoje está a casa do Oswaldo, que mora em São Paulo e tem o sítio desde a década de 1970. No sobrado moravam todos juntos. Estabelecidos com armazém de secos e molhados, não chegaram a progredir ali. Com a decadência do negócio, separaram-se (moravam em 42 pessoas na época da separação)."

Nenhum comentário:

Postar um comentário