sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Os filhos de Constante

Conhecer a origem da família no Brasil só está sendo possível graças à curiosidade de Fátima Chiquetto que, em 1991, pediu a Oswaldo Chiquetto Rizzo que lhe contasse tudo o que sabia sobre os ancestrais. E ela me disse o seguinte: "nas anotações de Oswaldo, há uma coisa interessante: os filhos de Constante não eram apenas Pedro, Silvestre e David! Havia mais três irmãos: o Giácomo, que foi para o Rio Grande do Sul; a Madalena, casada com Ártico e a Neta, casada com Antonio Montagne. Destes últimos três, não se sabia mais nada sobre os seus paradeiros."


Não consegui localizar no site do Memorial do Imigrante os nomes de Giácomo, Madalena e Neta. Pode ser que as hospedagens* tenham sido registradas separadas.
Em suma, pelas informações reunidas até aqui somente será possível relatar sobre os descendentes de Pedro, Silvestre e Davi.
(*) Apenas para conhecimento dos mais novos, os imigrantes que desembarcavam no Porto de Santos ficavam na hospedaria em São Paulo, que hoje é o Memorial do Imigrante. E como informa o site: "Após a cansativa viagem, os imigrantes ficavam na Hospedaria por até oito dias. Em geral esse prazo era suficiente para que acertassem os seus contratos de trabalho. Nesse período utilizavam gratuitamente todos os serviços disponíveis. Lá eles dormiam, faziam as suas refeições, recebiam atendimento médico e conseguiam seus empregos."

Nenhum comentário:

Postar um comentário