terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Ancestrais imigrantes: os Cecchettos

O ramo da família Chiquetto a qual eu pertenço teve início com a chegada de Costante Ceccheto ao Brasil. Ele veio acompanhado de seus filhos Pietro, Silvestro e Davide (ou Davi), da nora Regina Piovesan, esposa de Pietro, e dos netos Ângelo e Valentino.

Estes nomes constam no registro da hospedaria do Memorial do Imigrante, cujo site pode ser consultado on-line.

Estes são os dados da família de Costante (ou Constante) Cecchetto:



Obs: O nome do Davide aparece sozinho na listagem inicial


Não sei em que momento o nome Cecchetto (pronuncia-se Tchequeto) passou a ser grafado como Chiquetto, provavelmente ao registrar os filhos nascidos no Brasil. Esta é uma das perguntas para a qual pretendo encontrar a resposta.

9 comentários:

  1. Olhaa! Que interessante! Será que tem a assinatura deles em algum livro de registro e tudo? Tô gostando de sabeer tudo isso...dá uma sensação de que nao saímos do nadaa ne? Que viemos de pessoas que, de certa forma, foram mto corajosas...abandonar tudo e começar de novo num lugar diferente e longe.

    A musica ficou mto boa! Dá bem emoçãoo ao texto!

    Beiijooo!!
    Luana.

    ResponderExcluir
  2. olá meu nome é Rogério Cividini, sou bisneto de Elisa Cecchetto que viveu em Nova Veneza - Santa Catarina, espero que está informação ajude vocês
    na busca pela História da sua família (nossa família) Boa sorte

    ResponderExcluir
  3. tem o site da Família Daminelle que pode talvez ajudar.

    daminelle.110mb.com

    Rogério Cividini

    ResponderExcluir
  4. Tenho o sobrenome como "ceccheto" original do interior de São Paulo

    ResponderExcluir
  5. Tenho sobrenome Chiquito, mas meu avô veio da Italia, juntamente com meu bisavô Sr. Antonio Cecchetto, alguem pode ajudar-me

    ResponderExcluir
  6. olá, meu nome é Rosangela Quequetto - fui registrada com esta grafia, para "abrasileirar" a pronúncia do sobrenome original, que é Chechetto. Teria este sobrenome alguma relação com os Cechetto? Nasci em Londrina - Paraná - Sou neta de Napoleão Chechetto.

    ResponderExcluir
  7. Alguém desse sobrenome já pegou cidadania italiano?

    ResponderExcluir
  8. Meu nome é Maria Amélia Chichetto. Meu bisavô era João Chiquetto.Ele era de Rovigo, Itália.

    ResponderExcluir
  9. Meu nome é Maria Amélia Chichetto. Meu bisavô era João Chiquetto.Ele era de Rovigo, Itália.

    ResponderExcluir