domingo, 8 de fevereiro de 2009

Pedro Chiquetto

Um dos filhos de Constante, Pietro Cecchetto, como consta no desembarque no Brasil, ou Pedro Chiquetto, como se tornou, veio casado com Regina Piovesan e também vieram dois filhos do casal: Ângelo e Valentim. Em Entremontes, perto de Pedreira (SP), nasceram os demais: Jacob, Santo, Antonio, Constante e Augusto.
Conforme informações que me foram passadas pela prima Fátima Chiquetto, Pedro ficou em Entremontes mesmo após a decadência do negócio da família, que tinham no sobrado. E meu tio Orlando se lembrou que o pai dele (meu avô José) contava que no sobrado moravam todos em cima e embaixo "tocavam" um armazém.

Em Entremontes, seu filho Ângelo se casou com Amália Zanelato e lá nasceu o filho mais velho do casal, José Chiqueto, meu avô. Também no sobrado de Entremontes faleceram Constante Chiquetto e Regina, esposa de Pedro.

Em 1919 foram para Tabapuã e alí se estabeleceram. Comercializando ovos e frangos, Pedro montou um moinho de fubá e o botequim, comprou também a casa em que morava e outros bens.

Não tenho informação de quais filhos de Pedro o acompanharam para Tabapuã. Mas tenho certeza de que para lá foram meus bisavós Angelo e Amália e os filhos do casal.
Pedro faleceu em 19/11/1936, na casa do filho Antonio, em São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário